Bate o sino pequenino!


“Vinde, adoremos o Deus que vai chegar”

Aproxima-se o Natal, e sim, tudo tende a iluminar-se! Afinal, “resplandeceu a luz sobre nós, porque nasceu o Cristo Salvador”! E para que nossos corações entrem no clima de Natal, além, obviamente, de nossas obrigações como Cristãos Católicos, é bom que adentremos no mundo dos filmes de Natal!

Todos os anos, nossos olhos se enchem de lágrimas com filmes sentimentais que trazem à tela mensagens de perdão, esperança, vida nova; filmes cômicos, que trazem Papai Noel nas mais diversas situações ou famílias sendo reconstruídas pela magia do Nascimento do Menino. São os filmes de Natal! Os críticos já classificam tais filmes como um gênero à parte, tamanha é sua importância no cenário cinematográfico mundial. Possuindo características de comunicação peculiares, atraem, em sua maioria, as crianças; mas não deixam, apesar da ‘magia’ neles empregada, órfãos os adultos que sonham com um Natal mais fantástico. 

Embora nos EUA, o Natal seja um pouco diferente do que conhecemos, as mensagens transmitidas são universais, e encontram eco nos telespectadores brasileiros. Por isso, aqui no Projeções de Fé, quisemos indicar alguns desses filmes - que apesar dos contextos cultural, climático e social não serem os mesmos-, são repletos de situações que podem nos fazer repensar o que, de fato, foi o Nascimento daquele que deu a origem ao dia! 

Começando com os grandes clássicos, e que merecem, no mínimo um comentário, há um impressionantemente bonito e desconcertante, pois derruba uma série de barreiras que, há muito tempo são construídas a fim de separar a humanidade! Joyeux Noel, filme franco-alemão de 2005/2006, mostra a trégua que acontece entre soldados da Primeira Guerra Mundial na noite de Natal. Esses entram em conflito, ao verem que seus inimigos partilham os mesmos sonhos e esperanças. É um filme comovente, e nos remete, sutilmente, ao cântico do Anjo na Noite Santa: “Paz na Terra aos homens, objetos da benevolência divina” (Lc 2,14).

Trailer



Ano: 2005
Título no Brasil: Feliz Natal
País de Origem: França / Alemanha / Reino Unido / Bélgica / Romenia
Gênero: Drama
Classificação etária: 14 anos
Tempo de Duração: 94 minutos
Ano de Lançamento: 2005
Estreia no Brasil: 01/12/2006
Estúdio/Distribuidora: Columbia Pictures
Direção: Christian Carion

Outro clássico, também, que para muitos chegará como novidade, é O Milagre na Rua 34, datado de 1947 e regravado em 1994. É uma comédia natalina que também utiliza do drama que chega com o Natal: uma criança que não acredita no bom velhinho! 

Trailer



Original: Miracle On 34th Street (1994)
Diretor: Les Mayfield


Brilhante igualmente é A Christmas Carol, de Charles Dickens, que por inúmeras vezes foi adaptado para o cinema. Além de Adorável Avarento (1951), com Alastair Sim, de Grinch (2000) com Jim Carrey e de Scrooged (1988) com o magnífico Bill Murray, em 2009 chega em versão animada, produzida por Robert Zemeckis, A Christmas Carol, estrelado por Jim Carrey, que empresta rosto e voz a oito personagens do filme. É uma das adaptações mais próximas da obra de Dickens! 

Trailer



Diretor: Robert Zemeckis
Elenco: Jim Carrey, Colin Firth, Gary Oldman, Cary Elwes, Daryl Sabara, Robin Wright
Produção: Jack Rapke, Steve Starkey, Robert Zemeckis.
Roteiro: Robert Zemeckis
Fotografia: Robert Presley
Trilha Sonora: Alan Silvestri
Duração: 96 min.
Ano: 2009
País: EUA
Gênero: Fantasia
Cor: Colorido
Distribuidora: Buena Vista Pictures
Estúdio: Walt Disney Pictures / ImageMovers
Classificação etária: 10 anos


It’s a Wonderful Life (1946), de Frank Capra segue a regra do contexto familiar que é perdido; a família vai perdendo o sentido, e o trabalho passa a dominar o homem! É estrelado por James Stwart; ganha nova roupagem em Um Homem de Família, com Nicolas Cage. 

Trailer



Diretor: Frank Capra
Elenco: James Stewart, Donna Reed, Lionel Barrymore, Frank Albertson, Thomas Mitchell, Ward Bond, Beulah Bondi, Henry Travers
Produção: Frank Capra
Roteiro: Frank Capra, Frances Goodrich, Albert Hackett, Philip Van Doren Stern, Fotografia: Joseph F. Biroc, Joseph Walker
Trilha Sonora: Dimitri Tiomkin
Duração: 130 min.
Ano: 1946
País: EUA
Gênero: Drama
Cor: Preto e Branco
Distribuidora: Não definida
Estúdio: Liberty Films (II)


A trilogia Meu Papai é Noel, com Tim Allen, além de cheia de bom humor (mas não entre as grandes produções), é palco para todos os valores de natal que conhecemos. 

Trailer



Diretor: John Pasquin
Elenco: Tim Allen, Judge Reinhold, Wendy Crewson, Eric Lloyd, David Krumholtz, 
Produção: Richard Baker, Caroline Baron, Jennifer Graham Billings, Rick Messina, 
Roteiro: Leonardo Benvenuti, Steve Rudnick
Fotografia: Walt Lloyd
Trilha Sonora: Michael Convertino
Duração: 97 min.
Ano: 1994
País: EUA
Gênero: Comédia


Expresso Polar (2009) é mais um exemplo de Animação de Natal, que toca profundamente os corações. Tom Hanks dá voz a alguns personagens.

Trailer



Diretor: Robert Zemeckis
Elenco: Andrew Ableson, Tom Hanks, Chris Coppola, Peter Scolari, Michael Jeter.
Produção: Gary Goetzman, Tom Hanks, Jack Rapke, Steve Starkey
Roteiro: William Broyles Jr., Malia Scotch Marmo
Fotografia: Don Burgess
Trilha Sonora: Alan Silvestri
Duração: 100 min.
Ano: 2003
País: EUA
Gênero: Animação


Esqueceram de mim é ainda encanta pela astúcia, pela criatividade e coragem de Kevin McCallister (Macaulay Culkin). Já é clássico, e vale pelos conceitos que passa sobre a família. 

Trailer


Diretor: Chris Columbus
Elenco: Macaulay Culkin, Joe Pesci, John Heard
Gênero: Comédia, Aventura


Um filme encantador é O Quebra Nozes! Adaptado da obra de Tchaikovsky, a peça ganhou espaço no cinema e no teatro, conquistando milhares de pessoas! História repleta de amizade, sonho e magia, foi recriada para as crianças através de Barbie e o Quebra Nozes, e mais recentemente, em 2010, O Quebra Nozes – A História Real, dirigido por Andrey Konchalovskiy. Além da história, vale muitíssimo a pena, pelo sotaque britânico! 

Trailer



Original: The Nutcracker in 3D (2010)
Diretor: Andrey Konchalovskiy


E, para terminar, uma das grandes obras do querido Tim Burton: The Nightmare before Christmas. Jack, o Esqueleto é o rei da cidade do Halloween, mas descobre o Natal! Uma animação maravilhosa, que encontra na ânsia do protagonista os desejos ocultos de muitos de nós! Quando Jack descobre o Natal, tudo nele muda! Faz sentido para nós, que sabemos o que (QUEM) nos foi dado nesta festa! Sim, vale a pena!

Trailer



Diretor: Henry Selick
Produção: Tim Burton, Denise Di Novi, Bill Gavin , Tim Robinson
Roteiro: Tim Burton, Michael Mc Dowell , Caroline Thompson
Fotografia: Pete Kozachik
Trilha Sonora: Danny Elfman
Duração: 75 min.
Ano: 1993
País: EUA
Gênero: Animação


Para nós, que esperamos O Menino, os filmes deixam, em sua maioria, a desejar no que tange ao cristianismo mais explícito; contudo, sabemos o quanto há de fé e religião quando se fala de Natal! Vale ler as entrelinhas, vale questionar os valores, e, em determinadas cenas, imaginar o diálogo com o Filho de Deus, que vem ao mundo de trevas, “trazendo-se” luz! 

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...